CITEN
Destaque do Mês
O mundo todo em campanha contra o diabetes: "Educar para prevenir"
O mundo se mobiliza frente aos 382 milhões de diabéticos de todas as idades, classes sociais, e etnias. Além deles, chama a atenção um número ainda maior de pessoas que estão prestes a ampliar esse contingente, os chamados pré diabéticos somam 316 milhões em todo o mundo. Basta olharmos à nossa volta para identificá-los em nossos vizinhos, conhecidos, amigos e familiares. Ninguém está imune e todos nós somos chamados a conhecer para prevenir ou tratar corretamente quando for o caso. Todos os anos, desde 1991, nós celebramos no dia 14 de novembro o Dia Mundial do Diabetes. A data foi criada com o desafio de conscientizar pacientes e familiares, médicos e profissionais de saúde, governos e sociedade civil sobre a doença e a melhor forma de enfrentá-la.
CITEN na Cozinha
Panna cotta de iogurte com frutas
A alimentação do diabético requer um cuidado especial, nas não precisar ser monótona, muito menos deve ter sabor amargo de adoçante ou completamente sem gosto. Essa sobremesa é um exemplo de como podemos variar nas sobremesas sem conferir risco à saúde do paciente diabético. A porção individual contém a mesma quantidade de carboidrato que uma porção de fruta. Além de ser saborosa e muito bonita. O cuidado com a aparência é essencial para vencer a resistência à sobremesa diet.
Endocrinologia
O diabetes que não se vê: sinais precoces e prevenção possível
Podemos prevenir o diabetes de maneira eficaz através de modificações no estilo de vida. Atividade física regular e perda de peso provaram reduzir em até 50% a incidência da doença em pré-diabéticos. Alguns medicamentos também são eficazes, na ordem de 30%. Quando associamos as duas intervenções, nós podemos alcançar em até 58% a possibilidade de evitarmos a doença nos pré-diabéticos.Em todos esses casos¸ exames laboratoriais periódicos poderiam ser úteis no diagnóstico precoce do diabetes e na prevenção da doença ao revelar os pré-diabéticos.
Nutrição em Doenças
Prática de atividade física segura e eficaz
A atividade física é fundamental para o bom controle glicêmico. Sua pratica regular reduz a necessidade de medicações e contribui para evolução segura da doença. Pacientes que usam insulina precisam de cuidados especiais para pratica do esporte, as metas nesse caso são evitar hipoglicemias. Fique atento e procure sempre um estilo de vida saudável!
Nutrição em Saúde
O tratamento nutricional do diabetes
A boa notícia é que a dieta do diabético passou a ser muito mais tolerável e praticável. Os tabus anteriores cederam lugar para uma forma de se alimentar muito semelhante às dietas saudáveis prescritas para as pessoas não diabéticas. O que mais chama a atenção na orientação nutricional dos diabéticos é que os carboidratos podem ser consumidos, mas precisam estar na medida certa e contabilizados de acordo com os medicamentos utilizados. Quanto mais carboidratos, mais medicamentos, inclusive insulina.
CITEN na Mídia
O impacto do diagnóstico do diabetes e a difícil aceitação da doença
Hoje o tratamento do diabetes não impõe restrições severas. As orientações são praticamente as mesmas para as pessoas sem diabetes que optam por uma vida saudável. A dieta é flexível e versátil e os medicamentos mais modernos e sem efeitos colaterais. Tudo isso revela ao paciente que aquela visão terrível inicial é falsa, que o diabetes pode ser enfrentado de forma inteligente e eficaz, sem tornar a vida menos prazerosa. A maioria deles só precisa dessa oportunidade para que aceitem a doença e efetivamente retomem suas vidas.
Veja também
Prevenindo o diabetes antes mesmo de nascer
A modernização das insulinas e os avanços na saúde do diabético
Monitorização das glicemias: a garantia do controle do diabetes
A cirurgia bariátrica no tratamento do diabetes
O início do diabetes pode definir sua evolução
Links
Visite também:
Blog Comer sem Culpa
Siga-nos no Facebook
Siga-nos no Twitter
Newsletter
Preencha os campos abaixo para receber as novidades do CITEN.
Nome Completo
E-mail
Busca
Seção
Palavra-chave
Receitas
Entradas
Saladas
Sopas
Arroz e Massas
Carnes
Aves
Peixes
Lanches
Comidas Típicas
Sobremesas
Sucos e Bebidas
Citen Informa
As informações contidas em nossa homepage têm caráter informativo e educacional.
Leia mais