CITEN
Destaque do Mês
A saúde óssea da mulher
A mulher ganha massa óssea até os 30 anos de idade. Nessa fase da vida, ela tem o que chamamos de pico de massa óssea, que caracteriza a sua reserva máxima de cálcio adquirida ao longo da vida. Daí por diante, ela não ganha mais e começa a perder de maneira progressiva. Essa perda é, até certo ponto, fisiológica e não interfere na saúde óssea. Com o passar dos anos, a mulher enfrentará várias fases de construção e perdas ósseas que podem parecer muito difíceis, mas são elaboradas muito bem pela habilidade feminina em se cuidar e buscar saúde e bem estar. Conhecendo todas elas a mulher pode fazer prevenção e tratamento adequados, pois ela costuma ir regularmente ao médico, não foge ao tratamento proposto, busca informações sobre saúde, é muito ativa em casa e ainda encara uma academia sem perder o bom humor. No fim do dia, ainda tem toda disposição para sair sem deixar de lado a vaidade e o sonho de continuar bela. Veja mais...
CITEN na Cozinha
Salada de repolho com lascas de amêndoas
A intenção dessa receita é mostrar o quanto o tempero pode modificar o sabor de um alimento. Nós utilizamos glutamato monossódico, rico em sódio, mas não adicionamos sal, criando um bom equilíbrio nutricional. Misturamos com açúcar, vinagre e azeite resultando em intensidade de sabor. O macarrão instantâneo cru, as castanhas em lascas e o gergelim torrado dão à receita um toque especial de crocância e a ainda mais sabor.
Endocrinologia
Falando sobre hormônios masculinos
A idade não interfere na produção testicular de testosterona pelo homem, pelo menos até os 80 anos. Quando encontramos o hormônio masculino abaixo da média normal, nós devemos buscar causas patológicas ou comportamentais bem definidas. Isso significa que o achado de testosterona baixa requer investigação detalhada a procura de doença testicular ou da glândula que regula a produção hormonal dos testículos, a hipófise.
Nutrição em Doenças
Saúde Óssea e Longevidade
Estamos vivendo mais e precisamos nos preparar para isso. Conhecemos bem as recomendações para a saúde do coração. Sabemos da importância dos exames preventivos para o câncer. Estamos atentos à tendência depressiva e às alterações de memória que ocorrem com o avançar da idade. E a cada dia, temos mais possibilidade de envelhecer com autonomia e saúde.
Nutrição em Saúde
A vitamina D na saúde óssea
A vitamina D está com tudo. Nos jornais, na TV e nos blogs de saúde ela é destaque. Ninguém mais fala em vitamina C, em betacaroteno ou vitamina E. Também pudera, a vitamina D ganhou status de hormônio. Mais que isso, ela é um verdadeiro hormônio! Na saúde óssea em especial, ela é o fator hormonal mais importante. Ela atua na absorção do cálcio dos alimentos através do intestino, possibilitando que o mineral alcance a corrente sanguínea e daí os ossos.
CITEN na Mídia
A tradição saudável do consumo do leite
Estamos vivendo uma época de desconstrução da dieta saudável. As pessoas ficam perdidas com tanta informação contraditória e ouvem falar de pesquisas que não têm nenhum rigor científico, mas que fazem um tremendo sucesso na mídia leiga. O maior exemplo dessa guerra às tradições alimentares são os ataques ao consumo do leite. A lactose passou a ser um inimigo e qualquer indisposição digestiva passou a ser definida como intolerância. Chegamos à absurda associação do consumo de lactose ao ganho de peso. É justamente o contrário!
Veja também
As dores dos diabéticos
Tente reduzir o sal sem abrir mão do sabor dos alimentos
Síndrome do Intestino Irritável - O hábito intestinal alterado pode ser uma doença real
Lombo assado com uvas verdes
Petiscos de praia
Links
Visite também:
Blog Comer sem Culpa
Siga-nos no Facebook
Siga-nos no Twitter
Newsletter
Preencha os campos abaixo para receber as novidades do CITEN.
Nome Completo
E-mail
Busca
Seção
Palavra-chave
Receitas
Entradas
Saladas
Sopas
Arroz e Massas
Carnes
Aves
Peixes
Lanches
Comidas Típicas
Sobremesas
Sucos e Bebidas
Citen Informa
As informações contidas em nossa homepage têm caráter informativo e educacional.
Leia mais