CITEN
Destaque do Mês
Suplementos e Vitaminas - nem sempre seguros, ainda que naturais
Não são alimentos nem medicamentos. Sobre esses, as agências reguladores possuem instrumentos bem definidos de vigilância. São suplementos, o motivo crescente de preocupação por parte de médicos e serviços de saúde, pelas brechas legais que garantem seu livre comércio e propaganda, mesmo que suas alegações sejam totalmente destituídas de comprovação científica e de segurança. Pelo que entendemos, alimentos são muito diferentes desses suplementos que espertamente utilizam-se deles para receberem o aval e serem comercializados como naturais.
CITEN na Cozinha
Bacalhau com maçã
O bacalhau é um peixe muito apreciado pelos brasileiros. E, ao contrário, do que muitas pessoas pensam, ele não é um peixe de elevado valor calórico. Cada porção de 100g de sua carne fresca não ultrapassa 90 calorias. Para manter a tradição nas comemorações da Páscoa, sem contribuir para o ganho de peso, propomos uma receita com metade das calorias da famosa bacalhoada e tão saborosa quanto. Não deixe de experimentar!
Endocrinologia
Calorias são todas iguais?
Será que uma caloria de qualquer grupo nutricional tem o mesmo significado? Ou seja, será que 100 calorias de líquidos doces (como Coca Cola ou Gatorade) têm o mesmo significado que 100 calorias de pão de farinha branca ou de batatas fritas, brócolis ou feijão? Será que se você queimar as 100 calorias através de atividade física regular, a diferença entre esses alimentos não teria importância?
Nutrição em Doenças
As diferentes formas de fazer dieta
A dieta ideal é aquela que atende ao perfil diferente de cada um de nós. Deve ser balanceada, ou seja, conter todos os tipos de nutrientes em proporções muito bem estabelecidas. Essa dieta é ensinada em todas as escolas de Medicina e de Nutrição. Não tem um dono, um autor, são os resultados de um longo processo de avaliação e de várias pesquisas científicas.
Nutrição em Saúde
Sementinhas da moda são mesmo boas para saúde?
Elas vêm causando um verdadeiro frenesi nos empórios e casas de produtos naturais. Linhaça, quinoa e a chia assumiram status de vedete nos pratos das pessoas que investem em uma alimentação saudável. Elas prometem conciliar o emagrecimento com redução dos níveis de colesterol e combater o diabetes. Mas será que elas têm todo esse poder?
CITEN na Mídia
O mal da fadiga crônica
Cansaço, na maioria das vezes, é cansaço mesmo. Em alguns casos, entretanto, cansaço é doença. Doença crônica e debilitante. Sabemos que cansaço é doença quando tem duração prolongada e não obtemos alívio mesmo após sono e repouso adequados. Devemos sempe afastar todas as possibilidades de doenças, antes de concluirmos que a queixa de cansaço seja apenas cansaço físico motivado pelo trabalho intensivo e pelo stress.
Veja também
As dores dos diabéticos
Tente reduzir o sal sem abrir mão do sabor dos alimentos
Síndrome do Intestino Irritável - O hábito intestinal alterado pode ser uma doença real
Lombo assado com uvas verdes
Petiscos de praia
Links
Visite também:
Nossa Coluna no Site Minha Vida
Nossa Coluna no Site Guia do Bebê
Blog Comer sem Culpa
Siga-nos no Facebook
Siga-nos no Twitter
Newsletter
Preencha os campos abaixo para receber as novidades do CITEN.
Nome Completo
E-mail
Busca
Seção
Palavra-chave
Receitas
Entradas
Saladas
Sopas
Arroz e Massas
Carnes
Aves
Peixes
Lanches
Comidas Típicas
Sobremesas
Sucos e Bebidas
Citen Informa
As informações contidas em nossa homepage têm caráter informativo e educacional.
Leia mais